Os Perseguidos

 

Mateus 5.10-12

 

Hoje é o dia da 8ª e última bem-aventurança. Ao ler o texto facilmente nos lembramos dos nossos irmãos e irmãs que vivem em países onde ser cristão é crime e muitos pagam com a vida, sendo presos, torturados e desprezados, mas há outros tipos de perseguição. Isso é o que vamos ver hoje. Jesus não faz rodeios e afirma que seus discípulos serão perseguidos assim como foram os profetas. Ele também apresenta a recompensa e anima a nos alegra nesta perseguição.

 

Pergunta 1 . Leiam cuidadosamente os versículos 10-12. Quantas vezes aparece a palavra perseguidos? O que significa hoje isso para os cristãos dos países onde a fé em Cristo é proibida? E para nós do mundo ocidental e dos países democráticos onde temos liberdade religiosa? Compare com Romanos 12.1 e II Timóteo 3.12.

Pergunta 2 . Os profetas assumiam posições firmes e denunciavam o pecado de Israel e de acordo com Jesus os profetas foram perseguidos (vs 12).  Por que Jesus relaciona os profetas conosco?

Pergunta 3 . “Não sou diferente o suficiente para atrair hostilidade, nem para gerar atração por minha fé”. Que desafio esta frase nos traz! Conversem sobre ela mas evitem falar dos outros em generalidades. Vamos falar sobre nossa própria realidade. Quais tem sido as áreas mais difíceis para você vencer a pressão social e da cultura de nossos dias?  Você tem enfrentado perseguição por isso?

 

Vamos reservar tempo para o 4º E (Evangelismo). Lembre-se que nestes minutos finais oramos por pessoas que precisam conhecer a Cristo.