A Nova Comunidade de Jesus

 

Roteiro das Células | de 29 de abril a 04 de maio

João 19.25-27

 

Facilitador: Esta pequena introdução é para você se preparar para a célula e não necessariamente para você expor este assunto na reunião. João recebe a palavra de Jesus: “Eis ai a tua mãe” e para Maria Jesus diz: “Eis ai o teu filho”. Este texto é muito utilizado no meio católico romano, para dizer que Maria, a mãe de Jesus, se tornou a mãe da igreja, a mediadora ou intercessora entre nós e Deus. Afirmam que Maria tem um papel semelhante ao de Jesus na salvação. Dizem que todo cristão deve “receber Maria” em sua casa. No entanto, não é isso que o texto afirma.

Nas palavras de Jesus temos a expansão do conceito de comunidade e o estabelecimento do que haveria de ser a igreja. Jesus está colocando seu DNA em sua igreja. Jesus está criando aqui a sua comunidade, não mais fechada entre os 12 discípulos que foram chamados para um treinamento intenso com Ele. Ele agora está expandindo os relacionamentos nos ensinando que, na igreja, teríamos irmãos e irmãs, mães e pais, filhos e filhas na fé, os quais temos que apoiar na hora da dor, ajudar a amadurecer na fé, amar e cuidar. Na hora da mais profunda dor para aquelas pessoas que estavam aos pés da cruz, Jesus estabelece sua nova comunidade, que é a igreja.

As pessoas que estavam aos pés da cruz, naquela cena terrível eram: Maria a mãe de Jesus, a irmã de Maria chamada Salomé mãe de Tiago e João que pedira para Jesus colocar seus filhos a direita e a esquerda de seu trono de acordo com Mt. 20, Maria a esposa de Clopas da qual não sabemos nada, Maria Madalena de quem Jesus havia expulso muitos demônios segundo Marcos 16.9 e Lucas 8.2, e João o discípulo amado. Através desta cena terrível vemos o propósito de Jesus ao criar a sua igreja.
Vamos às 3 perguntas:

 

 

Observação
Pergunta 1 . Leiam o texto duas vezes e após a leitura descrevam as emoções ali presentes naquela cena? Como você descreve aquele momento e por que?

 

Interpretação
Pergunta 2 . Jesus faz uma revelação espiritual a Maria e a João, e esta revelação seria o “embrião” de sua nova comunidade – a igreja. Que revelação foi esta? O que essa revelação nos ensina sobre ajudar o outro no tempo de dor, no amadurecimento da fé e cuidado e apoio mútuo?

 

Prática
Pergunta 3 . Você sinceramente deseja crescer nessa revelação de que têm irmãos e irmãs, mães e pais, filhos e filhas na fé? O que pode fazer para crescer nisto?

 

 

Encerrem a célula orando uns pelos outros praticando assim o que Jesus ali revelou. Orem também por amigos não convertidos, para que sua célula seja instrumento nas mãos de Deus para gerar novos filhos e filhas na fé, o 4º E (Evangelismo).