Somos Igreja do Espírito | Espírito do Senhor está Sobre Mim

 

 

Roteiro das Células | de 10 a 15 de junho

Lucas 4.16-19

 

Facilitador: Muito significativo compreender a expressão quiser Jesus usa para referir-se à ação do Espírito Santo em sua própria vida. O Espírito Santo atuar de uma maneira pessoal habitando em vivendo na vida do crente.

De acordo com capítulo 4 de Lucas, no dia em que Jesus abre o livro do profeta Isaías e faz uma leitura, naquele tempo existiam três crises presentes em três instituições de Israel e em seus ofícios, são eles:

Rei: maus governantes sendo depostos de seus cargos e gerando um clima de instabilidade econômica social e falta de credibilidade da nação;

Sacerdote: o conflito existente entre dois Sumos Sacerdotes, sendo que na religião só seria possível ter apenas um Sumo Sacerdote, e que também foi deposto pelos romanos;

Profético: depois de 400 anos de silêncio profético a voz do Senhor volta a proclamar uma ponta de esperança através de João Batista, filho de Zacarias, alguém que vivia no deserto.

Diante destas três crises Deus usa a manifestação do espírito na vida das pessoas como uma nova era da ação de Deus entre o seu povo e usa o exemplo de Jesus e sua vida para ensinar a igreja.

 

Observação

Pergunta 1 . Leia Lucas 4.16-19 e destaque quais são as cinco finalidades que Deus planejou para sua vida e para a Igreja?

Para ajudar:

1. Boa notícia aos pobres;

2. Libertação aos presos;

3. Restauração da vista aos cegos;

4. Liberdade aos oprimidos;

5. Apregoar o ano aceitável do Senhor (o ano do jubileu era o ano da graça e do perdão de dívidas e da restituição de patrimônios que foram perdidos. Levítico 25.8-13)

 

Interpretação

Pergunta 2 . A ação do Espírito Santo em Jesus, desemboca numa relação saudável com as pessoas de expressão da misericórdia e amor ao próximo. Como o 5º aspecto pode nos aproximar das pessoas que precisam receber uma palavra de perdão?

 

Prática

Pergunta 3 . Quando Espírito Santo está sobre mim a sua presença é refletida numa vida de perdão e restauração com o nosso próximo. Olhando para essas 5 finalidades identifique, a quem Deus quer nos levar? Identifique pessoas e situações em que nós podemos nos envolver como Igreja.

 

Encerrem a reunião orando pelos Oikos, o 4º E (Evangelismo). Lembre-se que a razão de existirem é porque “Deus os amou primeiro” (1 João 4.19) e que deseja mostrar seu amor através da vida da célula/testemunho (1 João 4.14).

 

Deus abençoe sua reunião e uma excelente semana!