A Escandalosa Cruz de Cristo

Texto: Marcos 15.16-39

 

Observação inicial: No ultimo domingo celebramos a páscoa que significa a passagem de Jesus pela cruz, ou seja, sua morte e ressurreição que nos deu vida e salvação eterna. O apóstolo Paulo quando escreve suas cartas afirma que a mensagem da cruz é escandalosa, ela é escandalosa por que é totalmente contrária a qualquer tipo de imagem ou impressão que se existia de DEUS. Somente JESUS, sendo DEUS, foi capaz de revelar tamanho amor e tamanho sacrifício, e isso é escândalo para os que não creem, mas para nós que cremos é poder de DEUS para salvação e transformação da humanidade.

Objetivo dessa semana: Salvação e transformação pela fé em Cristo Jesus. Se tiver pessoas na sua célula que ainda não tomaram uma decisão por Cristo, essa semana pode ser o momento dessa entrega acontecer. Você pode ser usado por DEUS para que isso ocorra… e isso é um privilégio imensurável!! =)

Vamos as perguntas…

Observação: Leia Marcos 15.16-39 e peça que as pessoas compartilhem as situações que elas acham mais fortes/escandalosas sobre o relato da crucificação de JESUS.

Interpretação: Na cruz JESUS nos justificou, santificou e glorificou. O que você entende por essas expressões?
Resposta:
Mediante a fé em JESUS e no seu sacrifício na cruz:
1) Somos “Justificados”, isso é “somos declarados justos”, somos livres da culpa do pecado e temos paz pra viver.
2) Somos “Santificados”, isso é “somos reconciliados com DEUS”, da mesma maneira que o pecado nos separou de DEUS, a santificação nos separa para o relacionamento com DEUS.
3) Somos “Glorificados”, isso é “somos herdeiros da vida eterna com DEUS em sua morada”, é quando Deus remove por completo o pecado da vida dos seus filhos e poderemos vê-lo face a face.

Aplicação: Entre os aspectos resolvidos por Cristo na cruz, qual você tem percebido a necessidade de anunciar para as pessoas próximas de você ou até mesmo em sua vida? Caso seja necessário, relembre o grupo sobre alguns pontos:
1) O problema da culpa humana/viver em paz com DEUS;
2) O problema do significado da vida humana/viver se relacionando com DEUS e entendendo o propósito de ser e existir;
3) O problema da finitude humana/viver salvo eternamente sem medo da morte.

No final da edificação separe a célula em 2 grupos, um com todos os homens e outro com todas as mulheres. Peça que alguém coordene os homens e alguém coordene as mulheres. Pergunte se todos já fizeram algum dia a oração de entrega a JESUS, caso alguém não tenha feito e deseje fazer, peça que repita uma oração simples de todo coração como:

“Senhor Jesus, eu entrego minha vida a ti, creio que tu és DEUS, que morreu na cruz por mim, que ressuscitou, que vive eternamente, perdoe os meus pecados, venha sobre a minha vida, faça morada em meu coração, te seguirei pro resto da minha vida, em nome de JESUS, amém!”

Caso todos já sejam salvos, ore por outras pessoas que ainda não conhecem a JESUS. A oração de um justo é poderosa e eficaz. Tg 5.16

DEUS abençoe sua reunião! Feliz Páscoa!