Três maneiras de ajudar seus filhos a se adaptarem ao novo “normal”

Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor. Efésios 6.4

Se você é como muitos pais que conhecemos, dia após dia você está tentando lidar com as refeições, os deveres da escola e o tédio de seus filhos – enquanto se preocupa com seu trabalho e seu futuro. Queremos que você saiba: Estamos aqui por você.

 

Independentemente da idade dos seus filhos, é provável que eles tenham muitas perguntas sobre tudo o que está acontecendo. Quase que da noite para o dia, todas as rotinas diárias que lhes davam estabilidade foram alteradas. Uma das melhores coisas que podemos fazer por eles agora é estabelecer um novo “normal”.

 

Aqui estão 3 coisas que você pode tentar em momentos diferentes ao longo do dia para ajudar seus filhos a se ajustarem:

1. Pergunte aos seus filhos sobre o quê estão pensando. E então, ouça.

Mesmo que eles digam coisas difíceis ou preocupantes, tente não demonstrar espanto em seu rosto. Seus filhos precisam de um espaço seguro para conversar e da oportunidade de expressar inteiramente seus pensamentos e sentimentos com suas próprias palavras.

2. Seja o exemplo que você deseja ver em sua casa.

Cuide-se espiritualmente durante esse período para poder dar a seus filhos o apoio emocional que eles precisam. Aqui você pode encontrar um pouco de paz e incentivo para você:

3. Ore com seus filhos, programe momentos para isso.

Orar é simplesmente conversar com Deus, dizendo a Ele o que você está pensando e sentindo, pedindo pelas coisas de que precisa e agradecendo (mesmo que por pequenas vitórias). Você pode orar a qualquer momento, mas fazer isso juntos de manhã, na hora das refeições e na hora de dormir é uma maneira fácil de criar uma rotina a cada dia. Aqui está um exemplo simples:

 

Querido Jesus, obrigado por nossa família. Ajude-nos a amar um ao outro, cuidar um do outro e ser gentil. Por favor, mostre-nos como podemos amar nossos vizinhos e amigos. Obrigado. Amém.

Bônus! Programe seus dias.

Se seus filhos estão acostumados a uma programação semanal – com você no trabalho e eles na escola ou creche – os dias podem começar a ficar confusos quando todos estão em casa. Dar a cada dia da semana seu próprio tema pode ajudá-lo a criar um ritmo, um senso de estrutura. Aqui estão alguns exemplos:

 

  • Terça do Cookie – Não tem ingredientes de cookie? Faça bolos, cupcakes, enfim o que sua imaginação (e despensa) permitir.

 

  • Quarta Maluca – Usem meias que não combinam. Digite “receita” no Google, com uma lista dos ingredientes aleatórios que você tiver, e preparem juntos.

 

  • Sexta Divertida – Joguem juntos. Sejam bobos. Façam piadas. Assistam a um filme ou programa de TV engraçado. Faça da Sexta à noite uma Noite dos Jogos em Família.

 

  • Domingo Especial – Adorem a Deus juntos. Encontre um culto que seja transmitido online. (Veja nosso Culto Online aos domingos, 19h, aqui no nosso site: ipicprudente.org.br/aovivo).

 

 

Por YouVersion (texto adaptado)