Jesus, a Escassez e a Abundância

Mateus 14.13-21

 

Facilitador: Hoje vamos extrair princípios de vida dados por Jesus para vivemos em tempos de escassez e em tempos de abundância.  Em textos que narram histórias como esta é muito proveitoso fazer o exercício de “entrar na história” e se imaginar nela identificando as características dos personagens. Isso torna o texto muito mais vivo para cada participante.  Vocês poderão usar primeira pergunta para este exercício deixando as outras duas para aplicações práticas.

 

Se a sua célula tem crianças não se esqueça de controlar o tempo não está passando 30 minutos neste período de edificação.

 

Pergunta 1: Após a leitura do texto façam um exercício de identificar a atmosfera daquela situação.  Como estavam Jesus, os discípulos e a multidão? Inclua nesta análise o fato de que Jesus havia recebido a notícia da decapitação de João Batista.

Pergunta 2: Jesus toma atitudes que tem profundo significado para nós. Valorizar o pouco (apenas 5 pães e 2 peixes), erguer seu olhar para o céu e orar, ensinar sobre fé ao multiplicar os pães, dar para todos os necessitados e recolher as sobras. Cada uma dessas atitudes tem um significado. Qual a sua compreensão para cada uma delas?

Pergunta 3: Como a sua vida pessoal e familiar podem ser transformadas por aquilo que você aprendeu de Jesus de como viver em tempos de escassez ou abundância?

 

Evangelismo: Reserve alguns minutos para compartilhar nomes de pessoas que precisam das nossas orações para conhecerem a Jesus orem com fervor por essas pessoas