Jesus, a Política e o Impeachment

 

Texto: Mateus 22:15-22

 

Bem-vindo a mais um roteiro de célula. Nesta semana apesar do título não discutiremos política partidária e nem vamos quer que os participantes da célula falem se são contra ou a favor do impeachment. Nosso alvo e conhecer Jesus e aprender com ele como nos relacionamos com assuntos de nossa sociedade em especial a política e as autoridades constituídas.

Ao invés de ficar explicando o texto, ou tentar pregar novamente o sermão aconselhamos a você que facilitara a edificação que já inicie com a primeira pergunta.   Va direto ao texto, não faca rodeios.  Será mais fácil para você e para todo grupo.   Diga apenas que o foco de nossa edificação de hoje será aprender com Jesus como viver estes dias complicados da vida política de nosso pais.  Isso já basta para iniciar, pois lembre-se: o facilitador apenas facilita a edificação e não prega.  Fel pouco e promova a participação. Não fique falando coisas como: o pastor falou no culto…, o sermão de domingo foi….    Vamos lá então!

 

  • Após a leitura do texto pergunte quem sabe descrever o contexto histórico deste texto. ( Dica para ajudar nos comentários :   Não deixe uma pessoa falar tudo sobre isso.  Traga a tona aspectos como:   Jesus havia chegado em Jerusalém pela última vez pois logo seria preso e condenado. Jesus estava sendo perseguido pelas autoridades judaicas pois não aceitavam a mensagem que pregava e nem o fato de se dizer Deus. Foram fazer várias perguntas a Jesus para pega-lo numa falta, um verdadeiro interrogatório exemplo: 21: 23 ; 22:28 . Outro aspecto importante que pode ser trazido neste início é que Jesus conhecia os corações e as intensões daqueles homens indagadores)

 

  • A pergunta foi sobre impostos com objetivo de pegar Jesus numa falta SE ficasse contra desagradaria um grupo  (Herodianos ) e se ficasse a favor desagradaria o outro grupo  (Fariseus) .   Como Jesus revelou sua sabedoria na resposta?

 

  • O que podemos aprender com Jesus nesta história? (Dica : neste ponto da conversa não se preocupe em ter que abordar os 3 aspectos da pregação. O importante é manter os comentários em como devemos viver como discípulos de Jesus neste tempo de turbulência)

Termine a edificação orando pelo Brasil

 

Não jogue fora o 4 E  (Evangelismo )  Neste momento da célula oramos por pessoas que precisam conhecer Jesus    Citem nomes de pessoas que vocês desejam ver integradas na célula

Orem pelo também pelo Congresso de mulheres