Mostre Seus Pés

Texto: Joao 13:1-15

Quando preparamos o roteiro nosso objetivo tem sido fazer com que o facilitador já inicie com a primeira pergunta que é elaborada de tal maneira que mesmo o que não vieram no culto e nem conhecem o tema já comecem participando na célula sem dificuldade. É a pergunta de observação do texto. A única coisa que a pessoa precisa ter é o texto em sua frente para observar como quiser aquela porção das escrituras

Por isso não precisa iniciar refazendo o sermão. Se assim fizer, já excluirá todos os que não vieram no culto pois eles se sentirão inadequados para a discussão.  As vezes o facilitador debate o assunto por 15 – 20 minutos para depois trazer uma pergunta.

Jesus usa a circunstância de lavar os pés para mostrar que todos nós pecamos e precisamos manter limpa nossa comunhão com Deus e nosso relacionamento com os irmãos. Na caminhada da vida sujamos os pés e precisamos da confissão uns aos outros para sermos perdoados, renovamos e animados.

A ênfase desta semana é que haja na igreja o coração aberto e a iniciativa individual de ouvir, apoiar, orar, ajudar uns aos outros. Nossa vida em célula deve gerar essa atmosfera de intimidade, confiança e transparência.

Vamos iniciar então a edificação.

  • No início de nossa edificação vamos ler o texto e recontar a história deixando cada um dar o seu “colorido” ao texto.   Não se preocupe em aplicar as lições nesta etapa. Apenas caminhe pela história.   Deixe cada um entender bem os detalhes da história. Ajude com alguma explicação cultural do porquê Jesus estava lavando os pés dos discípulos.
  • Jesus dá significado ao tomar banho de corpo todo dizendo ser o compromisso de tê-lo como Salvador e Senhor. Na conversão acontece o “banho” e limpeza de todo pecado.  Pergunta: Qual o significado espiritual da lavagem dos pés?  (Resposta: Significa ser usado por Deus para ouvir as confissões, lutas, derrotas e ser apoiador(a), consolador e carregar as cargas uns dos outros . Ao mesmo tempo precisamos também que outros “lavem “ nossos pés)
  • Compartilhe uma situação quando você pode pedir ajuda a alguém para vencer um pecado, uma magoa, um ressentimento, uma tentação e a ajuda veio quando expos o problema.

Termine este tempo de edificação com alguém orando e pedindo a Deus que sua célula seja este ambiente seguro e de transparência para que possam lavar os pés uns dos outros.

Não se esqueça do 4º E (Evangelismo). A célula olha sempre para fora, isto é, olha para os que não tem a Cristo ainda.   Ore pelos nomes de pessoas de nosso relacionamento que desejamos ver convertidos.  Lembre-se que a lista de oikos não é de nomes de pessoas que nunca encontramos ou raramente vemos. Oikos significa pessoas que regularmente temos contato e podemos de forma pratica mostrar o amor de Jesus em conversa, visita, telefonema etc.

VEM AI …. DIA DA IGREJA PERSEGUIDA  –   22 DE MAIO