O Efeito da Resiliência

O tema de nossa célula hoje é RESILIÊNCIA. Resiliência é a capacidade que podemos ter de passar por situações de provas e dificuldades, e tornar essas experiências uma grande fonte de maturidade. Veremos que a família de Jesus nem sempre ofereceu para ele o apoio necessário, mas isso não o desanimou em sua missão. Jesus teve um alto nível de exigência, suportando as dificuldades, não tirando seu foco da pregação da mensagem do Reino, e principalmente, não rejeitou as pessoas que muitas vezes foram fonte de tristeza para ele.

 

Facilitador: Dica importante. Faremos a leitura de vários versículos. Não se perca no tempo, no entanto, reserve os minutos finais da edificação para que a conversa seja sobre a prática na vida. Lembre-se que a edificação não deve tomar mais do que 30 minutos, especialmente nas células onde temos crianças.

 

Pergunta 1: Leia Mateus 13.53-58 e descreva, quais foram as reações das pessoas, inclusive as de Jesus?

Pergunta 2: Leia agora João 7.1-5. Os irmãos que o aconselham não revelam sabedoria e discernimento. Qual a razão deste conselho inadequado? (Versículo 5).  Agora leia Marcos 3.20-21 e também Marcos 3.31-35. O que mais conhecemos nestes versículos sobre a família de Jesus?

Pergunta 3: Da lista de irmãos de Jesus mencionados, dois se convertem e se tornam líderes na igreja. Leia Judas 1.1 e Tiago 1.1. Estes dois versículos mostram a grande mudança que aconteceu na vida dos irmãos Jesus. Como os dois se identificam? Pelo próprio exemplo de Jesus vemos que vale a pena ter paciência e ser resiliente na hora das dificuldades. Como estes versículos escritos pelos irmãos de Jesus mostram a grande mudança acontecida em ambos?

Pergunta 4: Compartilhe quais são as áreas da sua vida que estão exigindo maior resiliência de sua parte. Qual será a sua atitude enquanto a resposta da sua oração não chega?

 

Encerrem a reunião dando ênfase a oração por amigos que ainda não conhecem a Jesus (4ºE).  Gastem um tempo orando por essas pessoas.

 

Um bom encontro a todos!