O Reflexo na Provação

Texto: Tiago 1:1-4

Hoje iniciamos uma nova série de sermões em Tiago.  Aproveitem o início da edificação para lembrar o que ouviram no sermão sobre o pano de fundo histórico da carta e do autor. Esclareça qual é o significado da expressão 12 tribos dispersas entre as nações.  Os endereçados desta carta eram os cristãos judeus que haviam se convertido a Cristo e que haviam sido ameaçados pelos líderes religiosos judeus por causa do abandono da religião judaica.   Saíram de Jerusalém no evento chamado dispersão, após a morte de Estevão por apedrejamento.

Leia Atos  8 :1 , 4   e   11: 19 .  Conversão de Paulo fez aumentar a dificuldade. Fugiram para preservar a vida     Foram dispersos entre os povos vizinhos num caminho oposto ao dia de pentecostes.

Este pano de fundo e’ importante porem sejam rápidos nestas informações. A Edificação não deve passar de 40 minutos com todas as participações.

1- Tiago menciona um aspecto nas circunstâncias de vida daqueles irmãos, e fala de uma atitude que deveriam ter ao enfrentarem essas circunstancias.  Leiam o versículo 2 e discutam sobre o que ele está falando.  Lembrem-se do contexto histórico.  (destaque aqui que as provações são permitidas por Deus e envolvem circunstancias. Há diferença entre provações  e tentações.  O vs 13 ajuda nesta distinção. Leia também I Co. 10:13

2-Perseverança e’ a palavra chave no versículo 3. Tiago diz que e’ o resultado da prova da fé. Como as provas geram perseverança e o que significa ser perseverante?    (destaque aqui o significado da palavra perseverante: qualidade de quem não desiste facilmente, quem se mantem firme no propósito estabelecido, constância)

3- Abra oportunidade para que haja compartilhamento de circunstancias de provação e orem para que haja esse crescimento na perseverança.

 

Não se esqueca de realizar o 4º E da Edificacao. Orem pelos alvos evangelísticos da célula mencionando os nomes de amigos e familiares que precisam se converter e conhecer a Jesus.