Ponto Sem Retorno

 

Texto:  Lucas 9.51-62

 

Dica para o Facilitador da Edificação:

Há uma frase muito importante para quem vai dirigir a célula que diz:  “Pare de preparar a reunião da célula e tenha tempo com o Senhor antes da célula”    Isto significa que nossa maior preocupação não é a técnica mas sim a unção do alto e para isso precisamos ter tempo com o Senhor no quarto de escuta para que Ele fale primeiro conosco antes da reunião e depois com todos na reunião.

Não pregue o sermão, não fale muito.   Va direto para a leitura do texto e a primeira pergunta que sempre é sobre o texto. Deixe as pessoas falarem sobre o texto e na hora certa introduza a 2ª pergunta e a 3ª.

O tema do sermão é Ponto sem Retorno pois descreve aquele estagio na nossa vida crista que não pensamos de maneira nenhuma voltar para traz e deixar de fazer a vontade de Cristo em nossa vida.

Você ouviu no sermão sobre os samaritanos e sobre as razoes de Jesus lidar daquela maneira com os que desejavam ser seus discípulos. Os samaritanos já haviam visto o poder de Jesus (lembre-se do encontro de Jesus coma mulher samaritana  Joao 4). Todavia Jesus era judeu e os samaritanos não se davam bem com os judeus. A rixa era grande.  Jesus estava há poucos dias de sua morte   Tudo era urgente naqueles dias!  El;e não estava ensinando nem incentivando abandono à família mas o desafio era entender as urgências.  Isso ajuda entender as respostas de Jesus.

 Quando entendemos o contexto e os hábitos da época tudo fica mais fácil e a compreensão da Bíblia se torna simples todos podem entender.

Vamos la então…   Faca a leitura e lance a primeira pergunta ….

  1. Descrevam o que aconteceu na aldeia samaritana e depois nas conversas de Jesus com aqueles 3 que poderiam se tornar discípulos.   
  2. Cada uma das 3 conversas de Jesus tem uma conclusão surpreendente. Qual delas mais chama sua atenção e por que?
  3. Em sua vida quais são os desafios atuais de seguir a Jesus como um bom discípulo  sem olhar para trás e sem  retornar para a velha vida.

Encerrem a reunião orando pelo oikos (amigos não convertidos ) Se houver visitantes seja sensível nos termos que vai usar nesta hora para não constranger ninguém.

Deus abençoe