Testado e aprovado

Texto: Tiago 1:12-18

 

Preocupação com o cotidiano da vida dos cristãos no início da Igreja Primitiva.

Carta de conteúdo prático e objetivo.

    TIAGO aprofunda o tema da provação.

            No Novo Testamento TENTAR é semelhante a TESTAR = DOKIMAZO

 

  • Os testes da vida nos afastam da bem-aventurança/retiram a felicidade do cristão? (Textos de apoio: Mt 26:39; Hc 3:17-19a; Ap 2:9-10)
  • Como devo me comportar diante das tentações (testes para as nossas convicções e fé)? Qual a minha responsabilidade? (Textos de apoio: Mc 7:21-22; 1 Co 10:12-13; Mt 6:13 e 7:13-14)
  • Os testes/tentações podem ser meios para nos impulsionar à busca por santificação? Neste contexto, quais atitudes eu posso tomar? (Texto de apoio: Rm 12:1)

 

Para reflexão:

“Por mais doloroso que seja, há felicidade mesmo quando nos encontrarmos em um estado miserável. O próprio mundo nos dirá que somos coitados por estarmos nesse estado. Ou muitos de nós olham para as pessoas em dificuldade como coitadas e miseráveis. A razão disso é que definimos a miséria das pessoas pelo que elas passam. Só que Deus define nossa miséria não pelo que passamos, mas pelo que deixamos de alcançar. Por essa razão, Tiago nos ensina que feliz é a pessoa que persevera na provação … Deus quer de nós dependência, confiança nele, ou seja, quer que nos apoiemos nele”. (Russel Shedd – comentários à Carta de Tiago)