Uma Visão Cristã sobre Autoridade

Texto: Romanos 13:1-7

Nesta semana vamos aproveitar nossa reunião da célula para orar por nossa cidade e pais.  Dentro de alguns dias teremos as eleições e devemos orar por aqueles se se acham investidos de autoridade.

Inicie o período de edificação com a leitura do texto de Romanos. Não permita que a edificação se desvie para questões políticas e partidárias. Vamos estudar a Palavra.

Lembre-se que Paulo não está falando sobre autoridades como indivíduos, mas como um sistema criado por Deus para dirigir nossas relações sociais. A instituição da autoridade foi instituída por Deus assim como há autoridade na Trindade. O Filho está submisso ao Pai.  Autoridade aqui não diz respeito ao que se assenta na cadeira (por Exemplo: o presidente da república, mas a cadeira em si mesma, ou seja, a Presidência da República).

Após a leitura do texto apresente as perguntas para a participação dos membros da célula.

  • Sabemos que Paulo não está falando sobre as autoridades como indivíduos que ocupam o pode, mas sobre o sistema criado por Deus que rege as relações sociais, ou seja vivemos debaixo de autoridade como uma instituição dada por Ele para dirigir nossa sociedade, por isso sempre estamos debaixo de autoridade de comando. Pergunta: Quais são as ordens que vemos no texto nos versículos 1 e 2 sobre nossa relação com o sistema de autoridade sobre nós?
  • Qual é o propósito da autoridade de acordo com os vs 3, 4 e 5?
  • Como podemos cumprir este proposito em nossa vida pessoal, quanto desempenhamos autoridade, seja ela na família, na igreja, na vida profissional, com nossos bens etc.?

 

Encerrem a reunião orando por nossa cidade, pelas eleições e pelo Brasil.  Leiam o texto de I Timóteo 2: 1 e 2.